Livros da autora


História dos índios do Espírito  Santo

O livro História dos Índios do Espírito Santo foi publicado com o apoio das Leis de incentivo Rubem Braga, de Vitória e Chico Prego, da Serra. O livro narra a história e a cultura dos povos indígenas do estado. A publicação surgiu a partir da necessidade de elaborar um material didático adequado e atualizado sobre os povos do Espírito Santo para atender a lei 11.645/08. A abordagem do livro leva em conta fontes históricas, documentos, imagens, depoimentos orais. Os principais temas retratados são referentes aos povos indígenas em sua história e no tempo presente. As ilustrações são de uma professora indígena tupinikim, Leidiane Pego. As fotografias são de Gabriel Lordêllo.


www.historiadosindiosdoes.blogspot.com


Território e identidade dos Guarani Mbya (1967-2006)


Este livro tem por objetivo analisar a história, o território e a construção identitária dos povos Tupinikim e Guarani Mbya do Espírito Santo durante o processo de luta pela terra (1967-2006). Esses índios, ao reelaborarem suas identidades étnicas, constroem suas histórias em processos distintos, por meio da atualização de seus mitos, ritos, narrativas, memórias, objetos, locais e pessoas. A construção do território guarani é realizada por meio dos deslocamentos (oguata porã), e é também por meio desses deslocamentos que os Guarani Mbya constroem suas histórias e suas identidades sociais. O território guarani é físico, porque esses índios buscam espaços possíveis, com condições ambientais específicas, para a construção das aldeias.  O território guarani é imaginado, porque os Mbya, ao realizarem os deslocamentos, estão construindo um território para além das fronteiras físicas estabelecidas pelo Estado nacional, pois trata-se de um território construído por meio desses deslocamentos e pelas relações de casamentos, de parentesco, de busca de sementes, de rituais. Os Guarani Mbya buscam se apropriar de espaços como escolas, universidades, assembleias indígenas e museus para afirmarem sua identidade étnica, na qual os índios compartilham o sentimento de pertencimento étnico diante de contextos históricos de transformação política. Compreendemos os povos indígenas como protagonistas de suas histórias regionais e como produtores de um conhecimento que propõe reflexões sobre a história do Brasil. Este trabalho se ancora em fontes escritas – documentais, informativas e teóricas – e em fontes orais, entre as quais se destacam os depoimentos indígenas



Cultura e resistência indígena




O livro Cultura e resistência indígena é uma obra que retrata a temática da história, da cultura e da resistência indígena dos povos Temiminós, Botocudos, Puris, Tupinikim, Guarani e Krenak. O período abordado é de longa duração, perpassando pelo período colonial aos dias atuais. A obra destaca personagens de relevância para a história nacional, dentre eles podemos citar Arariboia e Guido Pokrane. Além de retratar diversas temporalidades, esse livro proporciona ao leitor a experiência de uma leitura agradável, pois permite conhecer também aspectos curiosos sobre a cultura, a moradia, os costumes e a alimentação desses povos indígenas. Um destaque desse livro é a questão da luta indígena pelo meio ambiente com relação ao rompimento da barragem de Mariana. Outro ponto a ser mencionado é o impacto da pandemia sobre as comunidades indígenas do Brasil. Essa obra proporciona ao leitor a compreensão do passado e do presente dos povos indígenas do Brasil e suas lutas e resistências históricas.